1. Analise as vendas de 2016 e projete mês a mês para 2017. Lembre-se sempre que muitas das despesas operacionais como energia elétrica, por exemplo, sofrerão ajustes no próximo ano. É fundamental que suas vendas tenham algum índice de crescimento.
2. Seja disciplinado e acompanhe o orçamento mensalmente, comparando os valores reais com o que foi planejado.
3. Revise e reavalie sempre seu orçamento.
4. Tenha uma contabilidade consistente. Solicite ao seu contador o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) trimestralmente, para que você possa acompanhar os números de perto e, assim, comparar com o que havia sido planejado.
5. Compartilhe com a equipe as metas estabelecidas e discuta as correções necessárias. Informação gera engajamento, que será necessário se sua empresa tiver que adotar uma política de redução de custos no decorrer dos meses.
6. NÃO MISTURE DESPESAS PESSOAIS COM AS DA EMPRESA. Separe corretamente as despesas, principalmente as pessoais que, quando pagas pela empresa, contaminam dados e dificultam uma análise mais consistente.
7. Estabeleça um valor de PRO-LABORE e tente não ultrapassá-lo enquanto a empresa não tiver caixa p/ tal.
8. Previna-se p/ despesas extras, tais como: compras de equipamentos, treinamentos, e adequações nas instalações para não ter surpresas com gastos imprevistos.
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