4 lições de gestão para pequenos negócios em 2017

  1. FIQUE ATENTO À TECNOLOGIA

A tecnologia pode ajudar os empreendedores no trabalho do dia a dia pelo uso dos softwares de gestão para realizar o gerenciamento da empresa.

Lançar mão desses programas como uma ferramenta extra de trabalho auxilia os profissionais a administrar corretamente o seu negócio.

Há diferentes programas que ajudam o empreendedor a melhorar a qualidade do serviço com segurança por orientar o empresário sobre os dados financeiros do negócio.

Saber quais são os clientes que compram mais frequentemente, qual fornecedor tem o melhor preço, qual produto é o mais vendido, e que tipo de serviço causa prejuízo para a empresa são algumas apurações importantes para conhecer melhor o seu negócio.

2) CULTIVE FUNCIONÁRIOS PARTICIPATIVOS

Fazer com que os funcionários se sintam parte, e até donos do negócio em que trabalham, é o resultado de uma empresa preocupada com a cultura de integração.

Promover ações, ouvir críticas e sugestões e oferecer participação nos lucros são algumas das motivações mais utilizadas pelas empresas.

No entanto, apesar de valorizar benefícios materiais, hoje em dia os colaboradores esperam e prezam por outras coisas, como a possibilidade de crescer junto com a empresa e o acúmulo de aprendizado.

3) CONHEÇA E SE APROXIME DE SEU CONSUMIDOR

Mesmo com o esperado arrefecimento da crise em 2017, as empresas devem prezar pela entrega de valor e não de preço. A preocupação em entregar uma proposta de valor concreta é o que deve direcionar os negócios no próximo ano.

4) ELIMINE PRODUTOS COM POUCA SAÍDA

O coração de uma loja é o estoque. Se ele não for bem cuidado, os problemas se acumulam.

Não é porque o concorrente vende, que sua loja também tem que oferecer um produto com pouca saída.

É muito importante conhecer o quanto o estoque compromete do seu capital de giro. Portanto, é importante fazer uma análise dos produtos menos vendidos ou que dão pouco retorno.