Como mudar e lucrar com a sua empresa

Faça um diagnóstico realista

Liste os pontos fortes e os pontos fracos (que precisam melhorar)

da empresa criteriosamente. Seja realista evitando cometer novos erros. Um diagnóstico bem-feito, realista e sincero é o primeiro passo para reverter a situação.

Olhe a empresa com os olhos do cliente

Se é uma loja, atravesse a rua e anote o que vê. É atrativa? Destaca-se da concorrência? Qual a mensagem que passa? Se é um escritório, como está o acesso? É divulgado? É visto? A apresentação da recepção é adequada?

Anote tudo!

Conheça seus clientes

Interaja com os clientes perguntando se estão sendo bem atendidos, se o produto está bom, se o serviço está bem-feito, o que buscam, como se sentem, o que valorizam (preço, prazo, qualidade, conveniência)… Enfim, conheça o que os clientes querem

e buscam.

Qual o valor que a empresa está adicionando ao cliente?

Em que o seu produto ou serviço melhora a vida do cliente? Em que facilita? O que traz de necessário ou inovador? Se não conseguiu encontrar resposta para estas perguntas, preocupe-se! A empresa pode ter parado no tempo.

Repense ou redirecione

O que o empresário precisa voltar a fazer e, principalmente, não fazer para a empresa voltar a ser bem-sucedida? Talvez seja ir para a rua, mostrar-se (marketing), dizer quem é o que faz e para quem faz.

Parta para a ação planejada

Estabeleça um plano de mudanças e coloque-o em prática. Invistir no negócio não é só gastar dinheiro. Pode ser pesquisar novos produtos ou serviços, atualizar-se com cursos e visitas aos concorrentes, feiras e eventos do setor (e fora dele); produzir novidades. Capacite a equipe e a si e não tenha medo de arriscar.